terça-feira, 23 de agosto de 2011

O lúdico e o as TIc's

Os alunos do LEI da nossa escola vem participando de um projeto cujo objetivo é o de envolve-los em uma experiência interativa através da Internet. Entre as aulas de computação que ocorrem em contra-turno eles tem um momento de lazer, desafio e aprendizado.
Nestas, os jovens já criaram um e-mail e depois foram cadastrados pelo professor para que pudessem acessar o site "LUDO EDUCATIVO". Nesse site ele testam seus conhecimentos, desenvolvem a coordenação motora(mãos-olhos) e são motivados a se divertir enquanto aprendem.
No Ludo Educativo é proposto um jogo de tabuleiro onde o jovens tem que lançar um dado virtual para avançar as casas e sempre que param em uma delas, surge uma pergunta referente a área que ele escolheu inicialmente. São contempladas as disciplinas de Geografia, História, Ciências, Biologia e Matemática todas de acordo com a série dos jogadores.

   “O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil". (Piaget 1976, p.160).












 





 





















Referências:
 


PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Por Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976

Nenhum comentário:

Postar um comentário